A afirmação que dá título a este artigo pertence ao Diretor de Logística e Operações da Euro Techno Com, Nuno Pinheiro. Desde 2015 a utilizar o ERP Sage X3, é com profundo conhecimento sobre o respetivo software que nos vai contar as melhorias que a sua implementação trouxe à sua área de negócio. Melhorias essas que vão acontecendo à medida que a empresa vai crescendo e novos desafios de gestão vão surgindo.
A European Technologies Communications Portugal, ETCP S.A. integra o grupo francês Euro Techno Com (ETC), que opera no mercado das telecomunicações há quase 30 anos. O Grupo foi-se expandindo a outras geografias ao longo do tempo, estando presente, atualmente, nos Estados Unidos da América, Inglaterra, Israel e Portugal.
A ETCP S.A. foi criada em 2015 com seis colaboradores e tem hoje mais de 300. O core business da empresa é a comercialização de materiais de infraestruturas de telecomunicações, ou seja, tudo aquilo que é necessário à construção, desenvolvimento e manutenção de uma rede de telecomunicações.
Para além disso, a ETCP S.A. efetua igualmente operações logísticas, oferecendo serviços mais tradicionais como o armazenamento, serviços de inbound e outbound, logística inversa, mas também serviços mais especializados, nos quais se inclui o recondicionamento de equipamentos, testes funcionais de equipamentos e respetivas reparações.
Sage X3 – automatização e visibilidade do negócio em tempo real
A informação é o elo mais importante da cadeia de distribuição. Segundo o estudo da IDC Worldwide Supply Chain Survey 2020, os distribuidores em todo o mundo afirmam que a falta de visibilidade da cadeia de fornecimento é uma das principais lacunas e desafios para o futuro próximo.
Para o Diretor de Logística e Operações da Euro Techno Com, Nuno Pinheiro, a escolha do ERP Sage X3 foi natural, uma vez que já era a solução utilizada em outras geografias do Grupo. Desde o início que o Sage X3 foi considerado um ERP intuitivo, de fácil utilização, com fiabilidade nos dados e que permitia customizar de acordo com as necessidades do negócio.
Assim, em 2019, quando iniciaram a atividade logística, o Sage X3 acompanhou esta evolução através das funcionalidades de WMS que constituem o ERP.
“A solução da Sage permitiu-nos automatizar processos e ter visibilidade em real time de todo o stock que temos na operação, efetuar análises de KPIs; tudo o que nos permite a tomada de decisão no negócio”, Nuno Pinheiro, Diretor de Logística e Operações da Euro Techno Com.
Aquando da sua criação, a ETCP S.A. tinha uma série de aplicações e bases de dados dispersas. Esta era seguramente uma importante lacuna a colmatar. A integração no Sage X3 trouxe muitos ganhos à organização: “maior otimização dos processos, através da eliminação de tarefas manuais e administrativas, tornando-nos mais eficientes e com mais e melhor visibilidade do nosso negócio”, garante Nuno Pinheiro, Diretor de Logística e Operações da Euro Techno Com.
Esta otimização de processos de que nos fala Nuno Pinheiro é conseguida através da possibilidade que o Sage X3 oferece de integração entre as várias áreas da empresa:
Gestão financeira:
Produção:
Vendas:
C-Suite:
Compras:
Armazenagem:
Marketing:
IT:
O Futuro – mais automatização
O futuro da ETCP S.A. passa, neste momento, ainda por reduzir alguns dos seus processos manuais, sendo que estão nesta fase a desenvolver interfaces de integração de sistemas para a sua concretização.
Um outro projeto em curso é a avaliação de um sistema de track & trace para integrar entre transportador e o Sage X3, com o objetivo mais uma vez de ter informação em real time, afirma Ana Serra, Project Manager da Euro Techno Com.